Libros Artículos Relacionados Recomendar este artículo Imprimir

Ética (Portugues)


EM BUSCA DA CONSTRUÇÃO DE UMA

ÉTICA-TRANSCENDENTE

A dinamicidade peculiar deste final de século vem transformando a vivência dos valores existenciais da humanidade. Paradoxalmente há uma explosão de idéias, mitos, crenças e soluções imediatistas para as próprias questões existenciais e espirituais do ser humano, bem como uma intensa busca de identidade da ética neste início de milênio. Essa busca da construção ou dos resgate de princípios éticos humanos, move a pessoa a uma outra relação, muitas vezes negada, o ser humano e a transcendência - suas respostas profundas existenciais, palpitante no coração do sujeito, que nenhuma imposição global ou forma governamental autoritária jamais irá sufocar.

Dentre as várias dimensões que formam o sujeito, a dimensão ética é constitutivo que deve permear toda vivência humana; com ênfase no processo educacional marcado por novos paradigmas que firmam a relação fundamental do mesmo – Aprender e Ensinar.

Considerando os diversos paradigmas, enfatizamos um novo modelo do processo ensino-aprendizagem, sistematizado pela Professora Aglael Luz Borges*, que traz em sua essência quatro princípios fundamentais: Atividade – força propulsora de ação; Liberdade – expressão do ser num compromisso de responsabilidade; Autoridade - exercício da coordenação dos direitos e deveres e a Criatividade - ressignificação da história e suas perspectivas num sistema de valores, sem alienação. Estes princípios se interagem na construção do sujeito protagonista da sua história humana, de vida, cognitiva e ética, possibilitando também uma interação com a dimensão transcendental do seu existir. A dimensão transcendental é a que nos preenche em plenitude, dando-nos um sentido de vida além desta dimensão existencial humana.

O aprofundar esta relação transcendental é fruto de uma construção, elaboração e vivência permeada pela crença (fé) do ser humano que se relaciona com o transcendente. A esta forma relacional, maneira de comunicação, vivência, denominamo-nos de espiritualidade – que quando autêntica se manifesta aqui no concreto das nossas ações e das nossas relações do dia-a-dia .

A psicopedagogia tem um papel primordial nessa formação do sujeito que transcende a realidade, porque esta ciência tem um olhar sobre o mesmo sujeito que aprende em suas diversas dimensões e interações existenciais.

A dimensão transcendental não é uma dimensão alienada ou alienante – mas uma relação de espiritualidade encarnada na dinamicidade dos contextos histórico-real da existência de cada um e de mundo. A alienação nessa abordagem referencial não é espiritualidade e sim um espiritualismo – muitas vezes vazio e descomprometido com a realidade da existência . O cerne da espiritualidade e da ética está na mudança da pessoa e no seu assumir crítico-solidário para com aqueles do seu convívio. Assim estará vivendo a profundidade do humano ético – o que o torna transcendental-divino.

Prossigamos nossa jornada como educadores – psicopedadgogos na perspectiva de realização plena - desafiando tudo o que nos impede de viver a beleza da existência, optando sempre pelo caminho humano-ético-transcendental , que é a prática e o testemunho do amor.

Amaro França.

* Mestra em Educação – UFRJ ; Professora nos diversos cursos de Psicopedagogia – Brasil.







¿Tienes una página web? Puedes poner un enlace a este artículo:

http://www.psicopedagogia.com/articulos/?articulo=307



noticias colegio psicopedagogos aula de enlace formacion oposiciones diccionario sinonimos Psicólogos Artículos Psicología Gueb.org Modificación Conducta Autismo Ansiedad Dificultades del Aprendizaje Dislexia Hiperactividad Técnicas de Estudio Educacion Intercultural TDAH Retraso Mental Retraso Escolar Disortografia Dispraxia Disgrafia Disfemia Disartria Disfasia Discalculia Liderazgo Motivación La Pirámide de Maslow ver todos los artículos Portal y Foros del Levante Telefono Linea Directa